Receitas Árabes

HARISSI

INGREDIENTES:

- 1 kg de farinha de sêmola

- 150 g de manteiga sem sal

- 6 e 1/2 copos de açúcar

- uma colher de chá de fermento

- 1 copo de leite

- 1 e 1/2 copos de água

- 1 colher de sopa de água de flor

- 50 g de nozes

- um pacote de coco ralado

- 1 limão

O harissi, também chamado harissa pela comunidade árabe-palestina da fronteira do Rio Grande do Sul, é um doce preparado com freqüência.

A massa é preparada com farinha de sêmola e uma cobertura com calda de açúcar dá o toque final na doçura. É comum muitas famílias prepararem o harissi para oferecer aos amigos durante os feriados religiosos característicos da cultura mulçumana, como o Ramadã.

MODO DE PREPARO:

Misture a farinha de sêmola, 1/2 copo de açúcar, 150 g de manteiga sem sal e uma colher de chá de fermento. Vá acrescentando, aos poucos, o copo de leite para a mistura da massa ficar homogênea e úmida. Numa tigela deixe descansando a massa por cinco minutos.

Unte a manteiga uma forma e leve a massa ao forno por 15 minutos. Prepare a calda com 6 copos de açúcar e 1 e 1/2 copo de água. Ferva em uma panela durante 1/2 hora. Esprema um limão e acrescente uma colher de sopa de água de flor à calda e a deixe esfriar. Retire a massa do forno após 15 minutos para cortar as fatias de harissi. Em cada fatia acrescente uma noz.

Leve a massa novamente ao forno por 10 minutos para que ela fique dourada. Retire a massa do forno e acrescente sobre ela a calda fira. Em seguida cubra as fatias com coco ralado.


Salgados Doces
Tabule
Arroz Bicharia
Kibe Cru
Kibe Frito ou Assado
Pasta de Beringela (Babahãnuj)
Hãmus Bi Thaine
Falafel
Sfiha
Mjadra
Atóife
Doce de Figo Seco
Harissi

Voltar

 

Osvaldo Aranha 1180, 404 - 3377.2350 - rakselsharq@yahoo.com.br
Raks El Sharq© - todos os direitos reservados